segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Dia da árvore

Hoje é o dia da árvore. Não sei se a velhice nos separa destas comemorações, mas, não vejo mais falar no dia da árvore. Uma amiga postou no face a letra de uma das músicas que cantávamos quando crianças e eu fui procurar no youtube a música. Não encontrei. Uma pena. Aí lembrei de outra que também cantava. E também não está no youtube. Não está na rede. Vou ver se alguém se anima a gravar, mas, as letras, ficam em mais uma postagem.



Hino à árvore

Nossas matas de verde-esmeralda
Já se cobrem de novas capelas
Dos seus troncos vicejam libertas
Meigas folhas de tranças singelas;
São os lindos vergéis da natura
onde vemos belezas de palmas
São riquezas da Pátria adorada
Que de encanto nos enchem as almas!

Lá do alto se espargem, brilhantes
Lindos raios do sol brasileiro
Osculando as folhagens da selva
Desta terra do belo cruzeiro


Primavera festiva e garrida
Que engalana as frondosas florestas
Recebei nossas palmas ardentes
Recebei nossos risos e festas
Sobre a terra deixamos agora
Belas flores por todo o caminho
Colocadas por nós, as crianças
Com cuidado, fervor e carinho.



Festas das Árvores
(Arnaldo Barreto)

Cavemos a terra, plantemos nossa árvore,
Que amiga bondosa ela nos será!
Um dia, ao voltarmos em busca de flores,
com as flores bons frutos e sombra nos dará!

O céu generoso nos regue esta planta;
o Sol de dezembro lhe dê o seu calor;
a terra, que é boa, lhe firme as raízes
e tenham as folhas frescuras e verdor!

Plantemos nossa árvore, que a árvore amiga
seus ramos frondosos aqui abrirá,
Um dia, ao voltarmos, em busca de abrigo,
ou flores, ou frutos ou sombra nos dará.

22 comentários:

  1. eu queria conseguir a musica, faz parte das minhas memórias quando estava na primária, e cantavamos este hino das arvors

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindo hino da árvore.Muitos anos não ouvia está bênção. Não podemos esquecer as coisas boas.Grata p lembrança

      Excluir
    2. Sim, fez parte da minha infância.. cantávamos todos os hinos brasileiros...bons tempos aqueles. Esse do dia da árvore me lembra uma antiga professora, maravilhosa 😍

      Excluir
    3. Este hino é muito lindo! Ontem, me veio à mente e não consegui encontrar em nenhum lugar.
      Agora,ao cantá-lo por mim mesma, me deixei envolver pelo tempo bom em criança, que cantávamos no Pátio da Escola, antes do início das aulas diárias!

      Excluir
    4. Como eu queria ir á uma escola numa semana do dia da árvore nos dias atuais e ouvir os estudantes cantando este hino . Porque as pessoas e as coisas que têm valor perdem o lugar para coisas tão menores e piores?

      Excluir
  2. Obrigada por compartilhar essa letra do hino à árvore! Cantávamos sempre na escola.Pena que hoje não se cultiva mais esse hábito....
    HB

    ResponderExcluir
  3. 'E uma l'astima que n~ao se cultiva mais hinos e poesias nas escolas. S'o musicas cujas letras envergonham quem as houve.
    Fala-se tanto em ecologia mas n~ao lembram de incentivar cada ser vivo a plantar outro ....No dia da 'arvore era compromisso plantar algo...lembro com perfeic~ao ao entardecer a minha preocupac~ao de crian,ca aos nove anos por ainda n~ao ter feito o meu plantio...corri ao fundo do terreno e enterrei um pinhao.

    ResponderExcluir
  4. Pena a gente não ter mais um país como tínhamos antes. Desfilávamos poesia e orgulho pelá patria pq aprendíamos isso na escola. hj vemos adolescentes sem nenhum amor cíndico. aliás, nem amor próprio. ..Uma lástima.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia
    Eu estava procurando este Hino lindo e que hoje faz parte da minha Memória! Que bom! Saudade do do meu grupo escolar!

    ResponderExcluir
  6. Tenho nostalgia infantil lembro-me da letra e música do Hino à árvore cantado na escola ex: nossas matas de verde esmeralda!!!

    ResponderExcluir
  7. Fiquei muito feliz quando encontrei pessoas saudosas como eu . Antigamente hasteávamos bandeiras ao som do hino da escola , hino nacional , hino á árvore ... Como foi maravilhosa a nossa época.Como diz Bolsonaro , respeitávamos o merthiolate ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bolsonaro não é referência para NADA Positivo! Temos lindos hinos, que poderíamos estar cantando e ensinando até hoje nas escolas.
      Temos que diferenciar patriotismo de autoritarismo. Vivemos a pior administração federal de todos os tempos, e que Deus nos perdoe por eleger esse indivíduo que devastou nosso povo e nosso país!!

      Excluir
  8. Sim. Vejo quão importantes foram os Hinos que cantávamos no Primário e no Ginásio. Importantes para a formação cívica dos alunos, fortalecendo o amor à Pátria. Difícil entender as razões que levaram as Escolas à abandonar essa prática cívica tão educativa. E muito triste também ...

    ResponderExcluir
  9. Alguém tem a música ou vídeo para cantarmos na escola?

    ResponderExcluir
  10. É vdd. uma grande pena...num país em q as florestas estão em chamas... o q esperar...

    ResponderExcluir
  11. Grande saudade da minha infância! Saudades da irmã Aninha que cantava esse hino!

    ResponderExcluir
  12. Quanta saudade! Época de respeito à Pátria, à Escola, aos Professores e demais funcionários da Escola.Respeito aos pais, à família, aos "mais velhos", Ninguém era santo. Havia desobediência, sim. Um ou outro caso de rebeldia pó em parte de alguns alunos, mas tudo se resolvia na Escola mesmo e às vezes em família. Nunca, na Época boa! Que lembranc

    ResponderExcluir